Anúncio provido pelo BuscaPé

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Vai-Vai fala sobre saúde do corpo e da mente em desfile

Crédito: ArquivoO desfile da Vai-Vai no Anhembi está previsto para começar às 3h05 de domingo (22).
A escola de samba Vai-Vai se apresenta na segunda noite de desfile do Grupo Especial de São Paulo e espera repetir o bom desempenho do ano passado e conquistar o bicampeonato. Para lutar pelo título, a escola escolheu falar sobre a saúde no Brasil e destaca três alicerces: higiene, alimentação e meio ambiente.

O enredo desenvolvido é "Mens Sana Et Corpore Sano - o Milênio da Superação" e, segundo o carnavalesco Chico Spinosa, segue a tendência dos últimos dois anos em que também falou sobre temas sociais --reciclagem e educação.

O desfile da Vai-Vai no Anhembi está previsto para começar às 3h05 de domingo (22).

Enredo

O carnavalesco divide a apresentação da escola em cinco etapas e começa falando da passagem da Idade Média ao Renascimento, momento em que, segundo Spinosa, o homem começa a pensar em saúde, em equilíbrio. Neste mesmo período, ele destaca as grandes navegações, que levaram micróbios e doenças para diferentes lugares do mundo, inclusive ao Brasil.

"As caravelas do Renascimento, das grandes navegações, eram imundas, com os porões cheios de rato, pulga e muitos micróbios. E nesse contexto, na busca pela Índia, os portugueses chegam ao Brasil e trazem sujeiras e doenças", afirma Spinosa.

As alegorias vão falar de temas que o carnavalesco caracteriza como os alicerces da saúde. O primeiro é a higiene e destaca o começo do século 20, quando o médico francês Osvaldo Cruz chegou ao Brasil e iniciou uma revolução sanitária no país.

A alimentação estará retratada na terceira alegoria, que representa um banquete de guloseimas, hambúrgueres, batatas fritas. Já o meio ambiente vai ser representado por tubulações de indústrias, queimadas e um grande pulmão humano.

Para concluir a apresentação, a Vai-vai vai apresentar um carro sobre medicina alternativa. "A gente fala um pouco da acupuntura, da quiromancia, do tai-chi, e toda essa medicina alternativa que é associada a fé. No carro há uma representação do DNA protegido por fé, com mandalas que representam o equilíbrio perfeito do homem", diz o carnavalesco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário