Anúncio provido pelo BuscaPé

sábado, 14 de março de 2009

Chavéz proíbe exposição sobre o corpo humano na Venezuela

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, expulsou do país a mostra Corpo Humano. Ele afirmou ser algo macabro e refletir um decomposição moral do mundo. A exposição já rodou 37 países e fez muito sucesso no Brasil.
A exibição pública de corpos e órgãos verdadeiros, preservados através de um processo de polimerização, já causou polêmicas em vários países, sobretudo, com lideres católicos e judeus.
" Estamos na presença de algo macabro. São restos humanos diante de nossos narizes. O que é isso? É um sinal muito evidente da imensa decomposição moral que sacode este planeta ", criticou Chávez.
Ele afirmou que a revolução socialista é feita por uma revolução de valores e mandou fechar a empresa organizadora do evento. Corpos e órgãos que faziam parte da mostra não poderão permanecer em território venezuelano. Segundo o presidente, as autoridades alfandegárias foram levadas a acreditar que tudo era de plástico.
A empresa se defende. Diz que a mostra é uma contribuição para o conhecimento do corpo humano e que os corpos entraram na Venezuela da mesma forma que em outros 36 países. Mais de três milhões de pessoas já visitaram a mostra em todo o mundo. A exposição percorreu Estados Unidos, México, países da Europa, Ásia e América do Sul.

Primeiro dia da mostra sobre o corpo humano atraiu crianças e casais


Ficou famosa uma exibição recente em Porto Alegre do filme Saló ou os Cento e Vinte Dias de Sodoma, de Pasolini, em que a plateia foi às gargalhadas diante do clássico que, nos anos 1970, chocou o mundo com suas cenas de coprofagia e estupro. Os tempos são outros. Da mesma forma, uma exposição que prometia embrulhar o estômago do público estreou no último sábado fazendo a alegria da criançada.A abertura da mostra Corpo Humano Real e Fascinante, no Centro de Eventos do BarraShoppingSul, levou milhares de jovens casais apaixonados e pais com seus bebês para apreciar os 16 cadáveres humanos e os 225 órgãos que compõem o espetáculo, anunciado como macabro, mas que não apavorou nem Maura Rodrigues, avó, 43 anos, nem a pequena Fernanda, neta, um ano e oito meses.– Ela ficou impressionada em ver o tronco inteiro – contou Maura.Ficar impressionada, neste caso, não significou medo. Fernanda, sentada no carrinho de bebê, estendeu os dois braços em direção ao defunto chinês e, sorrindo, pediu para levantar. Deu uma olhada rápida no fundo do olho do falecido e saiu engatinhando pelo carpete do centro de eventos, feliz da vida. Perto dali, Gabriel Hartmann Delavigne, três anos, se divertia com o sistema respiratório.– Antes de entrar, ele disse: “Mãe, isso vai ser assustador” – contou a funcionária pública federal Arlete Hartmann, 40 anos.Mas lá dentro, Gabriel ficou à vontade e até refletiu diante de um pulmão corroído pelo tabaco:– Eu nunca fumei, mãe. O pulmão fica todo sujo e depois tem que limpar.

Dano que não se vê

ajuda na prevenção

Quem luta contra o vício do cigarro pode receber uma injeção de ânimo extra ao visitar a Exposição Corpo Humano - Real e Fascinante, em Porto Alegre. Na mostra, vai até 10 de maio no BarraShoppingSul, na Capital, é possível ver o estrago que o tabagismo causa no organismo das pessoas que tiveram a vida ceifada pelas tragadas sucessivas. Os pulmões ficaram literalmente da cor da fumaça inspirada durante anos.Promovida por Zero Hora, a exposição revela corpos reais preservados por uma técnica chamada polimerização, que permite visualizar precisamente detalhes do interior humano e as consequências de hábitos ou doenças que interferem no organismo.– Durante muito tempo, esse conhecimento do corpo humano ficou muito restrito aos iniciados na ciência médica. Hoje, estas técnicas de informação podem possibilitar uma nova relação entre médicos e pacientes, provavelmente mais transparente e segura – opina o professor de Medicina Coletiva da PUCRS Alexandre Moretto.Os efeitos do álcool sobre o fígado também serve de incentivo para precisa de incentivo para reduzir a ingestão de bebidas alcoólicas.– Um dos temas mais difíceis de conscientização é sobre a importância da prevenção. Exposições como esta mostram de uma forma “chocante” os malefícios que determinados hábitos ocasionam no organismo. Por isso, considero ela muito importante para a população em geral – ressalta um dos coordenadores do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul (Cremers), Newton Barros.

Esôfago

O que é o Esôfago? O esôfago é um canal muscular com cerca de 23 a 25 cm de comprimento e 2 a 3 cm de largura, estende-se da faringe ao estômago; é a parte mais estreita do tubo digestivo. Desde a origem até a terminação, o esôfago atravessa necessariamente a parte inferior do pescoço, a cavidade torácica, o diafragma e a parte superior da cavidade abdominal. É um órgão situado na linha mediana, na frente da coluna vertebral. Termina lançando-se no estômago ao nível da cárdia. O bolo alimentar chega ao estômago, empurrado pelas contrações do esôfago, são os chamados movimentos peristálticos, também executados pelo estômago e intestino. Esquema do Esôfago

Leia também:
Sistema Digestório

segunda-feira, 2 de março de 2009

Cientista cria humanóide que seria a 'mulher ideal'



O cientista nipo-canadense Le Trung, 33, ganhou fama mundial por ter criado uma humanóide que seria a “companheira ideal”. Em dezembro de 2008, ele apresentou ao mundo, durante uma feira de tecnologia em Toronto, no Canadá, a robô Aiko, que se assemelha fisicamente a uma mulher japonesa. Com 1,52 m de altura, cabelos e olhos castanhos e curvas bem delineadas, a humanóide não chama a atenção apenas pelos dotes físicos, mas em especial por sua capacidade intelectual: Aiko fala inglês e japonês (cerca de 13 mil palavras) e faz cálculos matemáticos.
Outro diferencial é o fato de Aiko ter sensores por todo o corpo, inclusive nas áreas “íntimas”, com temperatura semelhante à do corpo humano. No entanto, o cientista jura que nunca manteve relações sexuais com a sua parceira robô – e que Aiko até reage negativamente a tentativas mais “ousadas” de carinho.
Segundo o cientista, não são os atributos físicos e intelectuais que fazem de Aiko a “mulher ideal”. “A companheira perfeita é aquela que ajuda nos deveres de casa e, de maneira geral, contribui para melhorar a vida do ser humano”, diz ele, em entrevista exclusiva ao Nippo-Brasil. Aiko é capaz de fazer pequenas arrumações domésticas, servir refeições e fazer massagem nos ombros do seu criador. Além disso, diferentemente dos humanos, ela pode trabalhar 24 horas por dia sem descanso.
Trung, que é formado em Ciência Aplicada pela Universidade de Toronto e é especialista em criação e desenvolvimento de softwares, diz que desenvolveu o humanóide com recursos próprios, gastando um total de US$ 25 mil em investimentos. O interesse pela inteligência artificial vem da infância e a atração pelo biotipo nipônico vem da própria criação, já que, até os 8 anos de idade, ele viveu no Japão. “Além de admirar a beleza oriental, o silicone desenvolvido no Japão é o melhor do mundo. Por isso, optei pelo modelo japonês”, conta ele. Melhorias
Apesar de já somar várias habilidades, ainda faltam alguns atributos para Aiko. Os próximos implementos são: possibilitar que a humanóide tenha expressões faciais, que faça carinho na face das pessoas, que possa andar e que realize outras atividades domésticas, como preparar um café-da-manhã completo e limpar o banheiro. Para dar continuidade ao projeto, Trung pede a colaboração de empresas que queiram patrociná-lo e, quem sabe, no futuro, ajudar na produção em massa de mulheres-robôs. “Já entrei em contato com algumas companhias, inclusive do Japão, mas ainda não obtive uma resposta positiva”, lamenta.
Embora sem patrocínio, Trung nem pensa em parar com suas idéias mirabolantes, já que é defensor da teoria de que, no futuro, humanos irão se relacionar com robôs, física e afetivamente. “Acredito que, no futuro, os robôs serão tão perfeitos, que os humanos nem saberão a diferença entre um humano e um robô. Será comum um humano ‘namorar’ um robô, da mesma maneira que o sexo virtual se tornou popular nos dias de hoje”, enfatiza.

Estômago

O que é o Esôfago? O esôfago é um canal muscular com cerca de 23 a 25 cm de comprimento e 2 a 3 cm de largura, estende-se da faringe ao estômago; é a parte mais estreita do tubo digestivo. Desde a origem até a terminação, o esôfago atravessa necessariamente a parte inferior do pescoço, a cavidade torácica, o diafragma e a parte superior da cavidade abdominal. É um órgão situado na linha mediana, na frente da coluna vertebral. Termina lançando-se no estômago ao nível da cárdia. O bolo alimentar chega ao estômago, empurrado pelas contrações do esôfago, são os chamados movimentos peristálticos, também executados pelo estômago e intestino.
Esquema do Esôfago