Anúncio provido pelo BuscaPé

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Formadores dos Cefapros irão receber lousas digitais

Quando iniciar o primeiro evento deste ano da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), no início de fevereiro, os profissionais participantes vão ter acesso a mais um recurso tecnológico para auxiliar o seu fazer pedagógico. Cada uma das equipes dos Centros de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica (Cefapros), que vão participar de uma atualização em Cuiabá, irá receber uma lousa digital.
O equipamento é uma ferramenta que visa contribuir para o uso pedagógico dos recursos proporcionados pela informática, garantindo situações mais motivadoras nos processos de ensino e aprendizagem.
De acordo com o coordenador de Formação em Tecnologia Educacional da Seduc, Edevamilton de Lima Oliveira, a secretaria adquiriu 16 equipamentos. Cada um dos 15 Cefapros receberá uma unidade, ficando a restante na Superintendência de Formação dos Profissionais de Educação.
A lousa é composta por dois equipamentos simples. Um deles permite a interação do operador com as imagens projetadas numa tela, através de datashow. O outro é uma caneta digital, com funcionamento semelhante ao mouse de um computador.
Conforme Edevamilton, com a lousa um professor pode ter acesso a inúmeros softwares educativos, nas mais diferentes áreas. Numa aula sobre o corpo humano, por exemplo, o professor poderia trabalhar montando e desmontando na tela as diferentes partes e sistemas do organismo.
Por enquanto, a lousa digital será uma ferramenta a serviços dos professores formadores dos Cefapros.
O encontro das equipes dos Cefapros será realizado de 8 a 16 de fevereiro, em local ainda a ser definido. A formação dos profissionais para o uso das tecnologias da informática, como ferramenta pedagógica, é um dos conteúdos do evento. “Nosso objetivo é mostrar como as tecnologias educacionais podem contribuir para a qualidade social da Educação”, destaca Edevamilton.

Nenhum comentário:

Postar um comentário